
História

Nesta história, você controla um escritor falido em busca de inspiração.
Após receber uma chamada inesperada, descobre que herdou uma antiga propriedade de seu tio-avô e decide se mudar para a pequena cidade de Otrop.
Logo ao chegar, precisa encontrar maneiras de ganhar dinheiro, pagar as dívidas do imóvel e alcançar alguma estabilidade em sua nova vida.
Mas, após a visita de um fantasma durante os sonhos, nosso protagonista se vê envolvido em um mistério que conecta sua escrita ao sobrenatural.
O jogo mistura elementos de simulação de vida, resolução de quebra-cabeças e diversos minijogos espalhados pela cidade.
Ao final de cada jornada, o escritor ganha pontos de inspiração, que podem ser utilizados para escrever capítulos. Quando o personagem acumula capítulos suficientes, pode ligar para o editor, que sempre o remunera pelos textos concluídos.
Mas nem tudo gira em torno da inspiração. Para resolver certos desafios, o personagem também precisará de outros atributos, como força, inteligência e até mesmo carisma. Esses atributos podem ser aprimorados em áreas específicas da cidade ou por meio da interação com outros personagens.
Para escrever, estudar e realizar diversas atividades, é preciso manter o nível de estresse do personagem sob controle. Esse aspecto dificulta o progresso e adiciona uma nova camada de desafio à jogabilidade.
Jogabilidade











Visuais e sons
Retro Otrop, diferente de muitos jogos com estética retrô, foi realmente desenvolvido para rodar em hardware original. Todas as suas limitações e características são autênticas e não simuladas, o que cria uma conexão especial com os jogadores veteranos. Mesmo com a estrutura baseada nas restrições técnicas dos consoles antigos, a jogabilidade apresenta novas formas narrativas que dialogam com os jogos contemporâneos, criando uma ponte perfeita entre gerações.
A trilha sonora foi inteiramente composta em chiptune pelo músico mexicano Mr. V, contribuindo para o clima nostálgico e envolvente do jogo. A inspiração para os cenários e personagens vem da cidade onde cresci, Porto Ferreira, cujas memórias e paisagens estão presentes em cada detalhe do universo de Otrop.
Muitas das mecânicas do jogo têm origem nos clássicos que marcaram minha infância, como Harvest Moon, Final Fantasy, Grand Theft Auto, Bump ’n Jump, River City Ramson e Metal Gear.







