top of page

Freelancer vs Agência? Qual é o serviço ideal para a minha empresa?

No post de hoje vou falar sobre as principais diferenças entre trabalhar com uma agência e contratar um freelancer ou estúdio de design.

Se já precisou buscar serviços de design, ilustração ou publicidade para sua empresa, você provavelmente procurou uma agência, freelancer ou até mesmo um sobrinho para esta empreitada. Agora minha pergunta é a seguinte. Já se perguntou qual é o prestador de serviços ideal para suprir a sua necessidade? No post de hoje vamos apontar algumas vantagens, desvantagens e informações que vão ajudar você a identificar qual o serviço ideal para sua empresa.


Agilidade

Claro que existem designers produtivos e outros nem tanto, mas trabalhar com um freelancer organizado pode garantir uma agilidade maior do que a maioria das agências. Isso ocorre, já que o número de intermediários na produção de um serviço é menor, garantindo que a mesma pessoas esteja no controle de todas as tarefas que envolvem a produção, tal como atendimento, planejamento e produção.


Custo

Outra vantagem em contratar um freelancer é o custo. Assim como no exemplo acima, um freelancer ou estúdio de design possui um número menor de intermediários, funcionários e uma demanda de trabalhos muito mais seletiva em relação às agencias de publicidade, tornando possível que até mesmo agências contratem seus serviços para projetos específicos. Esta matemática pode fazer com que a relação entre custo x qualidade seja maior mesmo quando o preço de um designer experiente é próximo do valor praticado pela agência.


Qualidade

Aí entramos em um tema delicado que depende de muitas variáveis. Numa agência nem sempre há como saber quem é o profissional por trás do trabalho. Ele pode estar nas mãos de um habilidoso diretor de arte, ou até mesmo nas de um dedicado estagiário. O normal é que as agências prezem muito pela qualidade de seus criativos, mas na maioria das vezes o ambiente de trabalho das mesmas pode influenciar negativamente nos projetos nelas desenvolvidos.


Quando você trabalha com um freelancer é importante conhecer suas especialidades, qualidades, habilidades e também suas limitações. Por um lado é mais fácil ter controle sobre a produção do trabalho. Se você conhece seu freelancer ou estúdio, sabe o que esperar de seus serviços. Uma ótima opção antes de fechar um negócio é sempre checar seu portfólio e se o mesmo tem experiência com o trabalho a ser realizado.



Clima empresarial

Após 10 anos trabalhando em agências posso dizer com toda certeza: O clima organizacional das agências infere muito sobre a qualidade e assertividade do serviço prestado. Nas agências mundo afora a prática do Burnout é levada ao limite com frequência. Eu mesmo já vi sujeitos calmos e tolerantes perderem a linha em meio à uma torrente desenfreada de problemas gerados pelo ritmo predatório de alguns ambientes de trabalho. Longas jornadas, baixos salários, pressão constante e cobranças indeterminadas em uma busca constante pelo desempenho à todo custo.


Meu conselho é: mantenha seus projetos longe de ambientes nocivos, os resultados podem ser catastróficos.


Desvantagens do Freelancer e como contornar a situação


Uma coisa que sem dúvida sinto falta do ambiente das agências é poder trocar experiências com os criativos e profissionais de outras áreas que aí trabalham.

Os freelancers vivem em constante isolamento e isso é um problema na hora de exteriorizar ideias que são muito claras dentro da cabeça, porém quando são expostas trazem enormes benefícios ao serem discutidas por mais indivíduos.


Para solucionar este dilema busco estar em contato com outros freelancers e dividir conhecimento e experiências com frequência. Este exercício pode trazer enormes benefícios e mostra a importância de manter contato com antigos colegas de profissão ou até mesmo aqueles dos tempos de faculdade.


Esta foi uma breve análise de alguns pontos que eu acredito ser pertinentes na busca do serviço ideal para a sua empresa. O melhor para você é sempre analisar as opções disponíveis no mercado e tirar as suas próprias conclusões. Ficar pulando de um profissional para outro também não é uma boa escolha, já que prejudica a identidade e qualidade do seu trabalho. Trabalhe justo, trabalhe com transparência e cresça ao lado do seu parceiro, seja ele uma agência ou freelancer.


Texto e ilustrações: Iuri Guião

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page