top of page

Manter-se inspirado

Atualizado: 5 de ago. de 2020

Como manter a criatividade ativa e não cair no piloto automático





Muitas vezes me deparo com pessoas que acreditam não serem criativas, ou talvez não tão criativas quanto gostariam de ser. Pode parecer que a criatividade é algo inato em algumas pessoas como um dom natural ou uma força divinas como se acreditava na mitologia grega. É muito comum assistir alguma entrevista, onde nosso artista favorito é perguntado sobre a origem de sua capacidade criativa, o que o inspira, e confesso que é algo realmente difícil de responder, até para o mais versado e inspirado orador.


Somos motivados pelos nossos desejos e a criatividade é uma ponte entre o que desejamos e o que queremos de fato realizar. Por isso me nego a acreditar que algumas pessoas são criativas e outras não. Muitas vezes a falta de criatividade pode estar associada à falta de desejo. Pense bem, seja na abordagem social, na conquista de um par ou na realização de um objetivo comum como por exemplo: "ir bem" em uma entrevista de emprego, usamos uma grande massa criativa para chegar onde queremos. Quebramos as barreiras da timidez, nos tornamos proativos e muito criativos. Se o desejo nos motiva a sermos mais criativos, não seria o próprio desejo a maior ferramenta criativa?


Com a rotina e a monotonia a criatividade se esvai e nossos cérebros preguiçosos parecem procurar a forma mais fácil de realizar os processos e alcançar o que já é nosso por costume ou prática. Os estímulos da criatividade às vezes estão na busca do desconhecido.

Não é a toa que os artistas tendem a serem mais criativos. Eles trabalham com as expectativas das pessoas, seja um comediante ou um músico, sempre vão esperar algo diferente e novo a cada espetáculo. Ou seria um grande porre.



Mas o ponto de toda essa discussão é a seguinte. Se a criatividade é exigida cada vez mais por todos os segmentos, não deveriam todos os profissionais e empreendedores buscar formas de se tornar criativos? No próximo post vou falar de algumas técnicas e pequenos hábitos que me ajudam a me manter criativo. Gostou do conteúdo? Continue acompanhando meu blog fazendo seu login no site!



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page