top of page

Sempre julgue um disco pela capa.

A capa assim como o nome de uma obra artística, além de ser parte do sentido da mesma, é também uma peça fundamental do marketing da obra como produto.


Sempre tive na minha vida um interesse natural pelo design e pela música e era de se esperar que em algum momento estas paixões se cruzariam. Assim que a grande oportunidade para colocar em prática estes projetos foi a minha própria carreira musical com os lançamentos de Iuri Guião & os Cosmonautas.


Cada novo lançamento era uma nova oportunidade de mostrar não só a minha música, mas também o meu trabalho como ilustrador. Gosto de pensar nas capas como parte do mistério da canção.


Mesmo online, este é o primeiro contato que temos com um trabalho e uma boa capa pode causar suficiente curiosidade ao ponto de despertar a atenção de um ouvinte atento.


Hoje como lançamos a maioria das músicas em formato digital em single, conseguimos criar capas individuais para cada música e trabalhar a divulgação deste material individualmente com uma estética própria e muito única.


Outra grande vantagem é poder usar os elementos gráficos da capa em diferentes mídias como videoclipes, postagens e brindes. As pessoas gostam de vestir ou utilizar produtos que carregam ideias. Não é a toa que vemos a cultura pop sempre tão relacionada com a moda e o estilo de vida das pessoas. Gostamos de expressar o que sentimos e tenha certeza que se as pessoas gostarem da sua arte, se sentirão orgulhosas de vesti-la e usá-la para tomar o seus cafés da manhã.


As capas também abrem espaços para unir pessoas e artistas. Você pode abrir espaço no seu material para uma colaboração artística. Isso pode abrir portas para ambos projetos e ajudar a deixar o seu trabalho muito mais rico e fascinante. Um exemplo foi o desenvolvimento do nosso single Cosmos. Contamos com a participação dos gêmeos Letícia e Cirillo Tangerina Bruno.

O resultado foi incrível, o single entrou na curadoria do Spotify e foi adicionado a uma playlist oficial chamada Folk Brasileiro. Foram mais de 36.000 acessos e uma grande aceitação do público.

A colaboração artística representou tão bem a obra que chego a imaginar estes passos na escuridão do cosmos quando escuto esta canção. Posso dizer que a capa dos gêmeos já faz parte do conjunto da obra e nada no mundo será capaz de separá-las. Este assunto vai muito longe e quem sabe pode até voltar a dar as caras aqui pelo blog, então se gostou do conteúdo, se inscreva no blog para ser avisado sempre que houver um novo artigo. Deixe nos comentários quais capas de disco são inesquecíveis para você e quem sabe podemos falar mais sobre isso num próximo post! Abraços cósmicos a todos e até o próximo post!




24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page